domingo, 7 de fevereiro de 2016

A origem do Bicho Papão.


Bicho-papão é uma figura aterrorizante conhecida mundialmente por adultos e crianças.
Descubra agora a origem desse ser fictício:

Uma das maneiras mais antiga que os pais ou responsáveis utilizam para colocar medo em uma criança, no sentido de associar esse monstro à teimosia ou desobediência da criança em relação à ordem ou conselho do adulto.
Na época das Cruzadas a imagem de um ser abominável já era utilizada para amedrontar crianças teimosas.
 Os muçulmanos projetavam esta figura no rei Ricardo, Coração de Leão, afirmando que caso as crianças não se comportassem da forma esperada, seriam levadas escravas pelo melek-ric (bicho-papão): “Porta-te bem senão o melek-ric vem buscar-te”.


A imagem do bicho-papão possui variações de acordo com a região. No Brasil e em Portugal, é utilizado o termo “bicho-papão”. Nos Países Baixos, o monstro leva o nome de Zwart Piet (Pedro negro), que possui a tarefa de pegar as crianças malvadas ou desobedientes e jogá-las no Mar Negro ou levá-las para a Espanha. Em Luxemburgo, o bicho-papão (Housecker) é um indivíduo que coloca as crianças no saco e fica batendo em suas nádegas com uma pequena vara de madeira.


Bicho-Papão: de bicho, do latim vulgar bestium ou bestia, besta, bicho, e papão, do étimo pap, de papar, do latim pappare, comer, com acréscimo de "ão", indicando que o bicho é grande. Designa monstro imaginário que alude implicitamente à antropofagia, pois é um animal que come carne humana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário