quinta-feira, 30 de julho de 2015

Nuvens estranhas nos céus do planeta.

Quem nunca olhou para o céu e ficou comparando a forma de alguma nuvem com algum objeto,animal ou algo que vemos no nosso dia a dia.

Então nessa postagem você verá que estão sendo registrados pelo mundo várias nuvens com formas bastante estranhas e até medonhas, se você já viu alguma parecida com qualquer uma dessa matéria comente.

1-Morning Glory


Segundo o wikipédia as Morning Glory são um fenômeno meteorológico raro. Uma nuvem Morning Glory (Glória da Manhã) é uma nuvem em forma de rolo que pode atingir até 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura e que pode se deslocar a velocidade de até 60 km/h. Forma-se a uma altitude de 100 a 200 metros do solo. Os meteorologistas ainda não conseguem explicar totalmente sua origem. A teoria mais aceita atualmente é de que o fenômeno acontece quando há o choque de ventos em direções contrárias, com temperaturas, umidade e altitudes específicas, soprando de forma contínua. Podem durar várias horas e desfazem-se com o aumento da temperatura à medida que o Sol se eleva.
Dependendo das condições ambientes, podem surgir várias nuvens paralelas entre si. Foram registradas formações de até oito nuvens.
Essas nuvens já foram registradas em vários locais do mundo, mas no Golfo de Carpentária, no norte da Austrália, ocorrem com certa regularidade no período de setembro a novembro, atraindo turistas que querem presenciar este fenômeno de rara beleza.

2-Mammatus


Mammatus é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de "bolsas" que se formam na base de uma nuvem. O termo "mammatus" deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.
Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de tempo severo, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.

3-Undulatus asperatus


Embora sua causa seja atualmente desconhecida, essas estruturas atmosféricas pouco comuns, tão ameaçadoras como parecem, não parecem ser arautos da desgraça meteorológica. Conhecidas informalmente como nuvens undulatus asperatus, elas podem ser impressionantes em aparência, incomuns na ocorrência, são relativamente pouco estudadas e até mesmo às vezes podem ser sugeridas como um novo tipo de nuvem. Enquanto que a maior parte das formações de nuvens baixas é de fundo plano, as nuvens asperatus parecem ter estruturas verticais significativas. As especulações, portanto, mantêm que as nuvens asperatus podem estar relacionadas com as nuvens lenticulares que se formam perto das montanhas, ou com as nuvens do tipo mammatus associadas com tempestades, ou talvez com o chamado vento foehn, um tipo de vento seco descendente que flui pelas montanhas. Esse vento é chamado de Arco de Canterbury e flui em direção à costa leste da Ilha sul da nova Zelândia. A imagem acima foi feita acima de Hanmer Spings, em canterbury, na Nova Zelândia, em 2005 e mostra grandes detalhes de forma parcial já que a luz do Sol ilumina as nuvens ondulantes de lado.

4-Nuvens Cânions


São formadas quando o ar úmido flui sobre uma montanha empilhando grandes camadas de nuvens. Devido à sua forma estranha, estas nuvens são muitas vezes confundidas com ovnis.

Editado por: Josué silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário